Atrás do Véu em apresentações gratuitas no theatro Municipal Gonzaguinha

0

“Atrás do Véu”


01a08/Fev – Sábado, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado às 19h
Sábado 08/Fev Sessão Dupla (16h e 19h)
Teatro Municipal Gonzaguinha – Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI – Centro/RJ
(Localizado no Calouste Gulbenkian)
Ingressos Gratuitos – com retirada no site RioCultura (Link na Bio)


Aisha, uma síria muçulmana que vive no Brasil, sofre discriminação pelo uso do véu (hijab) além de desrespeito no trabalho. Ela conhece um brasileiro e engravida fora do casamento. Mãe solteira, ela sofre com assédio, assim como as mulheres ocidentais e vai parar em um abrigo de refugiados, passa a vender kibe e esfiha para sobreviver.
No regime talibã, quando uma mulher é acusada de adultério, ela é morta e o amante preso, ou no máximo leva umas chibatadas. Ainda assim, em muitos casos, esses homens têm a desculpa, de que foram enfeitiçados pelos encantos femininos e por isso desagradaram “Allah”.


No Brasil não é muito diferente, se uma mulher é morta pelo marido, ela não é assassinada somente por ele, a sociedade a julga que ela pediu por isso, a peça nos faz refletir sobre a congruência entre as culturas brasileira e árabe.
O monólogo inédito escrito pela atriz descendente de sírio-libanês Michelle Raja Gebara (@michellerajagebara), com consultoria de Muna Omran (@muna_omran_tripoli_cultural), autora e PhD em assuntos do oriente médio. Aborda sobre a dificuldade que perpassa um refugiado/imigrante quando chega a um país desconhecido, colocando em discussão temáticas de relevância histórica, política e social que contribuem para uma sociedade mais justa e equalitária, levando o público a refletir sobre a condição da mulher tanto no Brasil quanto no mundo árabe e a congruência entre as duas culturas.


Dirigido por Bruce Gomlevsky (@brucegomlevsky), a produção é da Raja Gebara Pictures (@rajagebarapictures)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.