Corpo são, mente sã: Dr. Edson Urubatan explica como a prática regular de esportes eleva seu rendimento nos negócios

Dizer que praticar atividades físicas é necessário e faz bem, é mais do que senso comum. No entanto, além de manter a saúde em dia, manter o corpo ativo também pode te ajudar a enriquecer. Dr. Edson Urubatan, influencer com mais de 1 milhão de seguidores nas redes, além de ser um dos maiores empresários da educação do país, atribui parte do seu desempenho profissional à prática esportiva diária. E a afirmação é comprovada: Segundo um estudo feito pela Universidade de Bristol, participantes da pesquisa que realizavam atividades regulares mostraram um poder de concentração 21% maior, 41% mais motivação para trabalhar e 25% terminaram suas tarefas antes do tempo, quando comparados a participantes sedentários.

“Eu sinto os reflexos da atividade física no dia-a-dia. Você passa a se sentir muito mais disposto, aquela sensação de dopamina quando você acaba de correr, por exemplo, ou fazer outra atividade, você começa o dia com a cabeça muito mais centrada para resolver os problemas, além de estar com a energia dosada, o que ajuda a tomar boas decisões”, afirma o empresário.

Rotina intensa e o segredo para nunca parar

Apaixonado por esporte, Urubatan elegeu 4 como seus favoritos. Em dias alternados, corre, pedala e nada, mas destaca a corrida como o número um. Em paralelo, faz musculação todos os dias, exceto pelos fins de semana. “O que me motiva a nunca parar são os efeitos positivos. Dificilmente fico resfriado, não sinto dores articulares, e estar com a mente tranquila me ajuda bastante com a minha rotina cansativa”. E de fato, o dia-a-dia do influenciador não é fácil. Fundador e CEO da AUDE Educação, além de administrar suas empresas, Edson faz lives, palestras, estuda, e é pai de dois filhos e marido.

A corrida é o favorito

Entre os quatro esportes praticados, Dr. Edson destaca a corrida como o favorito em termos de benefícios, desde o bem-estar até a produtividade. “É uma atividade que me leva a conhecer lugares novos, posso praticar com a minha esposa e curtir o momento com ela.”, conta. “A corrida é como uma terapia. Enquanto você corre, vem na sua mente flashes da vida, o que você planeja para o futuro, entende variáveis que estão acontecendo, cria soluções. Quando você termina, está com o corpo e a mente aquecidos para enfrentar o dia. É assim que me sinto”.

E o oposto também acontece nos dias sem atividade física. Quando a prática não cabe no dia ou o empresário opta por não fazer, afirma que a produtividade cai e as decisões pioram. “Sobretudo porque eu acabo não modulando minha energia no início do dia, então me torno muito agitado e isso pode atrapalhar a gestão, conversas individuais e a tomada de decisões.”

Primeiros passos no esporte

Tenente do exército, sua trajetória no esporte começou com o treinamento físico-militar, o TFM diário em que são praticados corrida, alongamento, aeróbicos e anaeróbicos. “Cada militar precisava acordar muito cedo e após a formatura, tinha que praticar uma atividade física, e isso se tornou um hábito. Você não consegue mais deixar de acordar cedo, até hoje o meu relógio biológico me acorda entre 4h e 5h da manhã”, conta.

Dicas para quem está começando

Para quem quer apostar na atividade física para melhorar a saúde mental e o desempenho profissional, apesar de ser fã da corrida, Urubatan alerta que a prática requer atenção, principalmente para quem está começando. “Correr é fantástico e eu sou realmente apaixonado. Além de tudo é um esporte democratico, mas é importante tomar cuidado e começar devagar. Comece caminhando e se possível, com auxílio de um profissional”.

O segundo passo, para o atleta, é fortalecer. “Meu professor me alertou sobre a importância de malhar membros inferiores. Quadríceps, panturrilha, glúteos, e eu sinto a diferença na minha rotina, por isso não abro mão de fazer musculação todos os dias. Não fazemos ideia de que o treino de glúteos, por exemplo, pode ajudar a fortalecer o joelho”, destaca, novamente dando ênfase à importância do acompanhamento profissional de um personal trainer.

“Fazendo de forma correta e assistida, garantimos que vamos conseguir fazer até se tornar um habito”. Aos 46 anos, ele destaca a importância de começar o quanto antes a combinar as duas atividades, musculação somada ao aeróbico.

Por último, o empresário afirma que a alimentação impacta diretamente na rotina de atividades. “Se você quer estar bem disposto, buscando serotonina, pronto para viver o dia, se alimentar bem é a base e é o que funciona para mim. Se como muito, me sinto pesado, mas se como pouco, me sinto fraco e a atividade deixa de ser prazerosa. Então ter uma alimentação balanceada é fundamental, uma coisa puxa a outra”, conclui.

Saiba mais sobre Dr. Edson Urubatan

Casado e pai, Dr. Edson Urubatan mora nos Estados Unidos há dois anos a fim de concluir suas pesquisas em neurociência, além de implementação de escolas internacionais e criação de um novo fundo de investimentos em educação. Ele venceu as dificuldades e se tornou um dos maiores nomes da educação no Brasil. Formado em Física e Matemática, o professor também é mestre em gestão pela IBMEC e PHD em Gestão e Competitividade pela FGV.

Após primeiros passos na carreira militar como oficial do exército e já graduado, Edson viveu a realidade de muitos brasileiros: O desemprego, enquanto sua mãe lutava contra um câncer. Resolveu tornar-se trabalhador informal e começou a vender guaraná natural nas praias do Rio de Janeiro. Nas horas vagas, ajudava alguns adolescentes a estudar para provas, e assim, começou a desenvolver o que hoje é uma das maiores metodologias de ensino no país – a MODA. Criou o Sistema de Ensino Pec e é fundador e CEO da AUDE Educação, autor de 2 best-sellers, e 92 livros didáticos, possuindo em sua base mais de 150 mil alunos.

Em junho lançará no Brasil dois livros de Neurociências e a sua aplicação na educação.

https://www.instagram.com/edsonurubatan/ https://www.audeeducacao.com.br/sobre-o-fundador/

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.