Renato Torres ensina como virar o jogo ao seu favor durante a pandemia através da tecnologia

0

Devido a todas as transformações trazidas com a pandemia da covid-19, mais do que nunca a internet ganhou protagonismo não apenas no que diz respeito a vida social das pessoas, mas principalmente em relação ao negócios. Com o isolamento social e as medidas necessárias para conter a pandemia, as empresas tiveram de se reinventar para continuar alcançando o cliente, que agora, está confinado em casa.

O especialista em aceleração de negócios digitais Renato Torres é um entusiasta da inovação e da tecnologia. Responsável por dinamizar empresas em todo o país através da internet, ele aponta que, apesar do momento difícil que estamos atravessando, é possível seguir crescendo e conquistando mercado. “A pandemia está sendo uma grande escola para muitos empreendedores que ainda não tinham despertado para a necessidade de reforçar a sua presença e autoridade na internet. Estamos no meio de uma revolução e quem nao evoluir e nao se adaptar, infelizmente vai entrar em extinção.”

Para ajudar empreendedores e negócios de todos os portes, Renato Torres elencou cinco passos, testados e aprovados, para alavancar negócios através da internet. Confira:

Passo 1: Entender que a internet é a nova vitrine

A internet é a nova forma de vendas, é a vitrine 2.0, e por isso, não adianta trazer o seu negocio físico para a internet sem se adaptar à linguagem que lhe é própria. Se você tem um restaurante, por exemplo, não adianta apenas tirar uma foto do seu cardápio e publicar nas redes sociais, achando que aquilo vai atrair mais clientes. É preciso adaptar a imagem, linguagem e comunicação para estar inserido neste novo canal de vendas que é a internet.

Passo 2: Faça parcerias com pequenos influenciadores

Hoje em dia é muito fácil fazer parcerias com influenciadores que tenham de 10 mil a 50 mil seguidores, pois eles tem um público qualificado (influenciadores de nicho) e que já estão predispostos a trabalhar com permutas ou valores em dinheiro que demandem investimento financeiro baixo, se comparado com a publicidade tradicional e com a quantidade de pessoas que ele tem o potencial de levar ao seu negócio.

Um exemplo: se você trabalha com maquiagem, pode fazer uma parceria com uma influenciadora que tenha esse nicho de atuação, que faca sentido para o seu negocio. Seja por meio de permuta ou um valor em dinheiro, valerá muito a pena pelo fato desta pessoa trazer clientes qualificados para o seu negócio.

Passo 3: entenda exatamente o que o seu cliente precisa

Muitas vezes as pessoas na internet trabalham de uma forma muito generalizada, sem entender de verdade quem é o público alvo no qual ela deve investir. Isto é um grande erro. Mapeie as redes que o seu público costuma mais acessar e quais são os conteúdos que interessam aos mesmos, investindo assim em uma estratégia mais acertada.

Entenda bem quem é o seu cliente e do que ele precisa, para que você possa engajar melhor com essas pessoas e gerar conteúdo que eles realmente apreciem e sigam consumindo.

Passo 4: Você precisa interagir nas redes sociais de forma humanizada

O usuário de internet gosta de interagir com perfis humanizados, que fujam do excesso de formalismo que até então muitas empresas adotavam em suas comunicações corporativas. Acho que um grande caso de sucesso em relação a isso é a Netflix, que usa as redes sociais de forma totalmente diferenciada, dando a impressão aos seguidores que estão interagindo com um amigo ou amiga em vez de uma empresa.

Personificar a sua marca na comunicação corporativa é muito importante para alavancagem. Pessoas compram de pessoas. Quando o cliente tem a sensação de que está comprando de uma outra pessoa e não de uma corporação, essa relação tende a ficar mais facilitada.

Passo 5: Comece a utilizar compra de tráfego e mídia

A maneira mais rápida de alavancar o seu negócio na internet é investir em impulsionamento nas redes sociais e no Google. Como a compra de mídia online é muito barata, você pode começar investindo pouco, 10 a 15 reais por semana, e ir aumentando conforme os resultados aparecem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.