Por que a gula pode ser inimigo dos pets?

Insistir em pedir comida em excesso pode gerar doenças como obesidade nos animais de estimação

O aumento gradativo de peso nos animais é um cuidado essencial que os tutores devem ter com seus pets. Por conta da rotina agitada, muitas vezes, a alimentação dos animais de estimação é deixada em segundo plano, logo o excesso nas refeições pode deixar cães e gatos gulosos na hora de comer.

“É importante ter horários fixos para alimentar, pesar a quantidade de alimento, e controlar os petiscos dos pets, nas raças que são propensas a ganhar peso, não é recomendado que o tutor de petiscos, além disso, é sugerido aumentar o nível de atividade física do animal de estimação”, afirma a médica veterinária do Chef Bob, Rachel Mosna. 

Incentivos exagerados de alimentos gordurosos, como “lanchinhos” e “snacks”, além de agrados de diversos tipos, se frequentemente realizados pelos tutores podem estimular os pets a se tornarem gulosos. 

Para que isso não se torne rotina, ao observar o comportamento do animal, o tutor deve ignorar os atos incisivos do pet e não dar alimentos quando ele estiver insistindo, a fim de não ensiná-lo que a maneira mais fácil de se conseguir alimento é do jeito incorreto, por meio da insistência.

O tutor deve estimular o animal a interagir com ambientes e brinquedos que não necessitem de comida ou que sejam recompensados por ela, assim distraindo os pets e estimulando a capacidade cognitiva e emocional, além disso, passeios e atividades físicas em conjunto podem colaborar para uma vida mais saudável dos animais.

Algumas raças são mais propensas a comer por prazer, como os cães labradores, assim, o tutor deve manter atenção no número de refeições disponibilizadas por dia ao animal, além de fornecer uma alimentação saudável e balanceada.

Sinais de que seu pet é guloso

A constante procura por comida é um dos maiores indicativos de que o pet é guloso ou caminha para se tornar, principalmente após as refeições diárias. O aumento de peso também é outro forte apontamento para esta tendência, já que muitas vezes o tutor não percebe que o animal está comendo mais do que poderia, ou principalmente do que deveria.

É importante sempre observar a saúde do animal de estimação com o auxílio de profissionais ligados à saúde animal. Algumas vezes, essa fome insaciável é fruto de doenças, como: diabetes ou hipoteriodismo, que pode acarretar em problemas ainda maiores, caso não sejam tratados com antecedência.

De acordo com a veterinária Raquel Mosna, o ganho de peso pode adicionar outros transtornos à vida dos pets. “A obesidade pode vir a sobrecarregar as articulações dos pets, ocasionar problemas no coração e pulmões dos animais de estimação.”, comenta.

Desse modo, qualquer ganho de peso anormal deve servir de alerta para que os tutores procurem entender quais motivos estão levando a esses fatores.


Chef Bob: solução para ajudar na gula dos pets

Além do cuidado e observação, um dos fatores mais importantes de uma vida saudável para os animais de estimação é a alimentação. Por isso, o Chef Bob, indústria pet especializada em alimentação saudável para os animais de estimação, possui mais de 1,5 mil receitas naturais para cães e gatos que podem auxiliar no balanceamento saudável das refeições diárias dos pets e evitar a gula.

As comidas são elaboradas com ingredientes que permitem aos animais de estimação ter acesso a diferentes tipos de nutrientes em apenas uma refeição além disso são ricos em umidade, o que torna a alimentação em um processo também de hidratação, satisfazendo por completo os pets durante suas refeições.

Caso o pet tenha uma dieta específica orientada por um médico veterinário, ela pode ser produzida pela equipe, que fará o preparo e entrega após a escolha no cardápio. Todo processo de produção dos menus é guiado por normas do Ministério da Agricultura e supervisionado por um técnico veterinário, a fim de atestar a qualidade dos produtos que serão consumidos pelos animais de estimação.

Sobre o Chef Bob

O Chef Bob é uma empresa especializada em alimentação natural para cães e gatos, com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Porto Alegre. Com o objetivo de difundir saúde e qualidade de vida aos animais, possui mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos. Saiba mais em: https://www.chefbob.com.br/

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.